sexta-feira, 4 de julho de 2008

Critica

V for Vendetta (2005) James McTeigue

Estilo e Substância

Liberdade, é esta a ideia base para este filme. Haverá motivo mais nobre e causa mais justa? Porém, V acaba por conseguir transmitir algo mais do que uma simples noção básica sobre a mais importante das causas politicas. Sim o filme, muito por intervenção dos criativos argumentistas, os irmãos Wachowski, é muito mais hábil do que isso.

Passado num recente e alternativo futuro, em Inglaterra, a ultima grande potencia num mundo dizimado por guerra, doença e revolta social, um ditador obcecado por poder e ordem, manipula a sua sociedade na sua forma extremista, preconceituosa e conservadora através do medo. E é através desse medo que surge V, um enigmático e misterioso personagem que é movido pela sua revolta contra este sistema, motivado por vingança pessoal. Ele planeia uma elaborada vingança, inspirado por Guy Fawkes, que no século XVII, tentou explodir o parlamento como forma de união social contra o poder. No meio disto V, conhece Evey, e os dois iniciam um invulgar e intimo relacionamento fomentado na busca pela liberdade.

Evey é o meio pelo o qual o argumento nos transporta pela lógica do terrorista, e é por isto o elemento mais importante do filme. Os personagens são bons, desenvolvidos o suficiente para nós dar a ilusão necessária da história, isto porque este é daqueles argumentos que nos mostram apenas o necessário para nos manipular para onde quer que a história siga. A transformação emocional de Evey é sublimemente bem conseguida e prova de que o imaginativo argumento resulta sem causar afastamento do espectador. Além disso, é muito bem escrito e é capaz de manter um ritmo muito bom de altos e baixos emocionais que dão equilíbrio emocional ao enredo. Tanto estamos perante um momento extremamente forte emocionalmente como um tão contido e pausado que permite que tudo fuja um bocado a estereótipos vulgarmente vistos. Mas este equilíbrio é também conseguido por uma muito forte montagem, que basicamente consegue fazer com que o filme resulte sem se tornar enfadonho, ou exagerado. Bastante bom timing de planos. Mas a montagem é consequência de uma filmagem que embora bastante boa e com momentos de quase brilhantismo, não acompanha a qualidade do guião. James McTeigue opta por filmar vários planos alguns deles de uma forma um bocado aleatória e contar que a montagem “escolha” a melhor forma de narrar. Mas mesmo assim, ele consegue em alguns momentos dar-nos verdadeiros arrepios, como por exemplo na mutação emocional de Evey em especial no plano em que a chuva lhe cai na cara.

Gostaria também de realçar a banda sonora. Simplesmente brilhante. Sempre muito presente durante todo o filme, e mesmo em momentos em que talvez fosse preferível termos silêncio, facilmente o esquecemos devido á beleza sonora que nos invade e acaba por ser fundamental na ligação emocional que temos á história.

O design retro de um futuro próximo é algo que resulta também muito bem, pois dá um toque muito único ao mood do filme.

Apesar de muito imaginativo, o argumento acaba por ser altamente representativo de uma época de instabilidade politica internacional. As similaridades contemporâneas não escapam a ninguém e ideias de governo para o bem do povo e sentido de justiça e idealismo liberal são tons muito á superfície deste filme que certamente opta por medidas sem duvida extremistas e polémicas.

Certamente estamos perante um filme que não é consensual na sua apreciação, nem quanto ao que defende, mas é sem duvida um filme altamente cuidado e elaborado fugindo ao normal blockbuster para algo com estilo, acção, grandiosidade com algumas ideias interessantes, pois tem algo a dizer.

MelhorArgumento e banda sonora
PiorPor vezes cria momentos emotivos sem muita razão de ser

22 comentários:

Mil disse...

discordo na parte do argumento.

Achei que ficaram coisas por dizer.
Certamente a origem dos seus poderes mereciam uma explicação mais cuidada.
A sua transformação e a imagem que projecta tiveram uma inspiração, que no filme não foram suficientemente afloradas.

São detalhes importantes que no filme apenas superficialmente foram retratados.

Anónimo disse...

eu axo que é são coisas assim que dão mais misticismo ao personagem, ha coisas que são melhores não serem reveladas, nenhuma informação adicional nos iriam perimitir compreender melhor a historia ou apreciar os seus personagens

Mil disse...

Temos opiniões diferentes nesse aspecto particular..

Eu acho que um pouco mais de explicação só iria melhorar o filme. Sobretudo na parte em que ele se evade da prisão todo incandescente..
Ficam resquícios de dúvida acerca das potencialidades e origens dos poderes da personagem.

12:39

Anónimo disse...

essa visão da prisão não era um flashback completamente real, era um genero de interpretação exagerada da realidade, uma vez que quase nem parecia humano, e é essa a imagem que se tem dele, algo incerto, mistico

Anónimo disse...

"James McTeigue opta por filmar vários planos alguns deles de uma forma um bocado aleatória e contar que a montagem “escolha” a melhor forma de narrar."

aleatória?????

Isso foi feito no filme da vidente produzido pelos outros.

Anónimo disse...

Sobre o filme foi dos meus preferidos esse ano (talvez mesmo o melhor), nada tenho a dizer contra o filme. Claro q se podia fazer melhor, aliás pode.se sempre. Mas assim tá bom.

Não concordo com o teu pior. Este filme só resulta sendo mt emotivo. Emoção e ideais fazem um filme brilhante. E uma boa realizaçao e um bom argumento com bons actores tb lol

Anónimo disse...

sim eu compreendo, e o meu momento favorito no filme é bastante emotivo, akele na varanda a chover, mas por exemplo aquele no final com as mascaras todas a "invadirem" a cidade, embora reconheça que tenha ficado com estido, não tinha mta razão de ser, e foi só para o momento "Ohh", o filme nao perde mto com isso, mas se esse momento tivesse tido alguma "preparação"... era melhor

Anónimo disse...

"mas por exemplo aquele no final com as mascaras todas a "invadirem" a cidade, embora reconheça que tenha ficado com estido, não tinha mta razão de ser, e foi só para o momento "Ohh", o filme nao perde mto com isso"

Não concordo,
Fdx esse fim tá brilhante senti.me bue arrepiado, foi a parte mais emocionante e arrepiante do filme.

Anónimo disse...

O problema é que não se viu, ou não houve nenhuma cena anterior em que se tenha visto uma mudança no povo nesse sentido, assim como o inicio de uma revolta, ate agora so se tinha visto o povo a ver tv, e de repente saiem de casa todos organizados e vestidos a vigor. o que o filme tem pa preparar esse momento é so o envio massivo de mascaras para toda a gente, mas seria preciso ver algo mais para justificar tal movimento. mas sim,foi arrepiante, mas o impacto visual e a banda sonora contribuiram para esse sentimento, e não o argumento

Mil disse...

A imagem da explosão, é a explicação aproximada do que ele se tornou, de acordo com os registos da médica.

Ainda assim, acho que falta alguma consistência nesse aspecto. Nestes filmes de super-heróis/vilões a explicação das suas origens e das origens dos poderes é dos aspectos que devem ser melhor trabalhados. Sobretudo quando são adaptações de comics.

Anónimo disse...

pois, mas ai está a diferença, ele para mim não é super-heroi, é so heroi, logo a duvida em relação ao seu passado serve para dar outra dimensão á personagem

Mil disse...

"O problema é que não se viu, ou não houve nenhuma cena anterior em que se tenha visto uma mudança no povo nesse sentido, assim como o inicio de uma revolta, ate agora so se tinha visto o povo a ver tv, e de repente saiem de casa todos organizados e vestidos a vigor. o que o filme tem pa preparar esse momento é so o envio massivo de mascaras para toda a gente, mas seria preciso ver algo mais para justificar tal movimento. mas sim,foi arrepiante, mas o impacto visual e a banda sonora contribuiram para esse sentimento, e não o argumento."



Não concordo..
Antes disso, mesmo quando o Chanceler dizia que o V tinha morrido no Estúdio de TV, o povo continuava a acreditar massivamente que ele estava vivo. Havia muitas detenções relacionadas..
O programa de TV a ridicularizar o Chanceler também contribui para o sentimento generalizado de apoio.
E quando as máscaras e capas são distribuídas as pessoas começam a usá-las, mesmo antes daquele movimento final.
a gota de água para incentivar esse momento final, foi as cargas policiais que investiram sobre o povo!

Mil disse...

a diferença entre herói e super-herói era definida por ter ou não poderes sobre-humanos.

O V tem esses poderes..
Mas ainda assim, seja herói ou super-herói, eu acho que é importante a explicação das suas origens e das origens dos poderes.

A obscuridade, misticismo, etc da personagem do V, advêm muito mais da própria personagem, do que da ausência de melhor explicação das "origens".

Anónimo disse...

eu acho que não é necessario tar tudo explicadinho sobre o personagem, mas que se conheça bem, como ele é! e o que é para o filme, e a "propria personagem" é aquilo que tu conheces, e o que não conheces

-quanto ao povo o ticius, ja ontem tinha dito algo do genero e têm razão, mas mesmo assim acho que seria necessario algo mais para um movimento tao grande como aquele, que falta qualquer coisa para que tudo se conjugue na revolta generalizada

Mil disse...

Eu acho que deveria ter mais conteúdo.. mas ok.. temos opiniões divergentes.


A morte daquela menina na rua por um dos subordinados da tirania do chanceler e os motins que se seguiram são razão suficiente para aquele movimento que se seguiu.

Anónimo disse...

Sim, são suficientes para se compreender, ninguem terá duvidas com aquela cena, mas uma ligação entre esse inicio de revolta e o acto de protesto organizado do final seria só a ligação que faltava.
é apenas um pormenor que a mim não me aborreceu, mas não ficaria nada mal no filme e contribuia até.

Anónimo disse...

Como é que é? Hoje há cines ou não?

Mil disse...

Há CINES..
Combina a hora com o Lex..
Ele quer por volta das 22h00..

Anónimo disse...

se for ás 22h podemos apanhar fila nas bilheteiras.

a que horas queres #3?

Anónimo disse...

cines = clint not cinema

Mil disse...

Deja Vú!

Anónimo disse...

Um dos meus preferidos de sempre!!
9/10

Hugo Weaving FOR THE WIN!!