quarta-feira, 2 de julho de 2008

The Dark Knight




A 24 deste mês chegará a Portugal um dos filmes mais falados do ano. The Dark Knight, é o próximo Batman mais uma vez realizado por Christopher Nolan e protagonizado por Christian Bale.

Todos esperamos um filme da mesma qualidade do anterior, quem sabe até melhor, com um contributo importante de um transfigurado Heath Ledger como Joker.

Mas para já, e enquanto não estreia, o filme já deixa a sua marca numa área fora da sala escura. O Marketing. Cada vez mais se aposta na promoção e antecipação de um filme, Mas TDK tem sido inovador pela forma tão diversificada e criativa como o tem feito.

Exemplo disso é a enorme quantidade e qualidade de posters que têm sido lançados.

Mas onde é mesmo criativo é no desenvolvimento de projectos paralelos á realidade do filme, que têm o eficaz efeito de reinserir o publico no universo Bat.

Assim, ao longo destes ultimos meses antes da estreia foram surgindo faseadamente na net sites ficcionais de jornais de Gotham City:

Mapas do metro da cidade:

Posteriormente através da leitura do jornal "gotham times" foram-se descubrindo outras coisas como uma campanha publicitária em conjunto com uma cadeia de pizzarias americana, "Dominoes":

Jogos e enigmas para desvendar:
http://www.whysoserious.com/redballoons/ - este contem uma listagem de todos os sites e jogos (11 no total) relativos á campanha, que datam de 18 de Maio do ano passado!!
Todos estes sites, continham pistas para se que fossem examinadas á exaustão na esperança de encontrar outra pérola neste campanha. Por exemplo no "Gotham Mimes", uma edição satirizada pelo joker, aparecem ao longo do jornal, várias letras destacadas que posteriormente se descobriu que dizia:

Herrings are red
Corpses are blue
You're on the right track
But you don't have the clue

Isto, são tudo tácticas para que o espectador sinta que já ta a ver o filme, antes de decidir se vai ou não comprar bilhete, mas de qualquer forma serve, quer para quem conheça bem ou mal, para nos ir introduzindo na história e personagens do filme. Esperemos é que as melhores caracterizações não sejam aquelas que nos dão antes de ver o filme. Com toda esta parafernália de jogos de marketing, será que The Dark Knight atinge valores record de bilheteira, ou será apenas algo para recordar de quem calhou a ver o filme. Ambicioso ou não, no fundo o que se espera é simples, um bom filme.

8 comentários:

Anónimo disse...

Como diria o Ticius: "TOU TODO MOLHADINHO!!!"

:P

Ticius disse...

Como diria o Arcane " Filmes porno com gajas a cagar deixam o lex todo molhado, mas the bat deixa-nos a todos molhadinhos"

;)

Anónimo disse...

ja viram os links? se acharem algo de interessante secreto digam

Ticius disse...

algo secreto?? como assim?

Lex disse...

se lerem os artigos, e jogarem os jogos, supostamente, ha links escondidos ou cenas do genero. è assim que tem sido crescente toda esta campanha. eles lançam as cenas, mas não avisam e deixam as comunidades de fans descobrirem

Mil disse...

não sei se foi dito.. mas WET WET WET

Ticius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ticius disse...

Bale e Nolan só pode resultar. Este filme irá ter um enorme sucesso. Um bom realizador que a meu ver mudou um estilo próprio que os filmes de super-heróis tinham vindo a ter. Bons
actores a começar por Bale, Ledger, Caine, Oldman e a acabar em Freeman. Um grande marketing espantoso à volta do filme e por fim quer queiramos quer não a morte de Ledger apesar de o lamentar veio trazer grandes beneficios para o filme, pois todos quererão ver o seu último filme, ainda para mais sendo ele o Joker (personagem dificil de representar).